Engenheira Paraense Transforma Mel de Abelhas Sem Ferrão em Hidromel de Exportação

 

Em Belém do Pará, a engenheira de produção Ana Lídia Zoni Ribeiro encontrou uma solução inovadora para os pequenos produtores de meliponicultura da região. O mel de abelhas sem ferrão, conhecido por sua alta qualidade, possui características que dificultam sua comercialização no Brasil, como um teor de água 40% maior e uma acidez elevada, o que o impede de se enquadrar nos padrões da legislação brasileira. No entanto, Ana Lídia transformou esse obstáculo em uma oportunidade, criando o Hidromel Uruçun da Amazônia, uma bebida que já conquistou o mercado internacional.

A ideia surgiu em 2019, após Ana Lídia perceber que, mesmo com capacitação e apoio, os produtores locais não encontravam compradores para o mel no final da colheita. Inicialmente, a produção do hidromel começou com apenas 19 litros, permitindo que a empreendedora ajustasse a fórmula com base no gosto dos consumidores. “Até 2021, a gente conseguiu chegar na formulação que hoje é entregue ao mercado”, explica Ana Lídia. Atualmente, o Hidromel Uruçun da Amazônia está presente em diversos pontos turísticos e estabelecimentos finos de Belém e também já atravessou fronteiras, sendo exportado para cinco países.

Expansão Internacional

A internacionalização do hidromel começou com um contrato fechado com a Alemanha, resultado de um programa de capacitação promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Ana Lídia identificou o país como mercado-alvo para as exportações durante o curso e, pouco tempo depois, um turista alemão que experimentou a bebida em Belém propôs uma parceria para importá-la para a Alemanha.

Graças ao apoio da ApexBrasil, a empreendedora estava pronta para atender às exigências do mercado internacional. “A gente já sabia sobre a questão dos pallets, quantidade de garrafas e até a questão cultural deles. E, realmente, ‘deu match’”, conta Ana Lídia.

O sucesso na Alemanha abriu portas para outros países. Em 2023, o hidromel passou a ser exportado para Cidade do Cabo, na África do Sul. Já em 2024, a empresa participou da feira internacional Expocomer, no Panamá, onde firmou um contrato para ser a primeira empresa brasileira a exportar bebidas alcoólicas para o país. Com o apoio da ApexBrasil, Ana Lídia também fechou contratos com compradores da Índia e Portugal.

Apoio da ApexBrasil e Rodadas de Negócios

Ana Lídia destaca o papel fundamental da ApexBrasil no processo de internacionalização de sua empresa. “A Apex nos ajuda a encontrar o mercado-chave, marca entrevistas e faz a intermediação necessária, sem que você precise sair do Brasil. E, sim, vira negócio e dá certo”, explica.

Por meio das Rodadas de Negócios promovidas pela ApexBrasil, empresas brasileiras são conectadas a compradores internacionais, facilitando a expansão de produtos e serviços no exterior. Essas reuniões preparam os empresários para atender às demandas específicas de cada mercado e abrir novas frentes de negócios.

Hoje, 75% da produção do Hidromel Uruçun da Amazônia é destinada à exportação, consolidando o produto como um exemplo de sucesso da meliponicultura paraense no cenário internacional.